Jornal Escolar no Programa Mais Educação

No Programa Mais Educação, o jornal está inserido, para as escolas urbanas, nas atividades “Jornal Escolar” e “Tecnologias Educacionais”, do Macrocampo Comunicação e Uso de Mídia. Também pode ser incluído na atividade “Língua Portuguesa: ênfase em Leitura e Produção de Texto”, do Macrocampo Acompanhamento Pedagógico.

Nas escolas do campo (rurais) o jornal cai como uma luva na atividade “Campos do Conhecimento”, que é obrigatória. Todas as Escolas do Campo recebem recursos para impressão.

O Comunicação e Cultura, em parceria com o Programa Mais Educação, dá apoio a essas escolas (para acessar os materiais é preciso estar logado). Veja o botão Cadastre-se. Em caso de erro informe aqui.

Guia do Jornal Escolar

Passos iniciais para o Jornal Escolar no Programa Mais Educação.

Materiais e subsídios para trabalhar com o jornal

Na seção Planos de Aula é possível baixar gratuitamente diversos recursos – material conceitual, guia prático, sequências didáticas com planos de aula para trabalhar vários gêneros textuais, guia de programação visual, tutorial de diagramação eletrônica etc.

Diagramação e Programação Visual

O Tutorial de Diagramação Eletrônica e o Guia de Programação Visual está disponível para download gratuito na seção Diagramação. Diagramadores do jornal escolar recebem apoio a distância pelo e-mail participe@jornalescolar.org.br

Impressão de jornais

O Comunicação e Cultura oferta serviço de impressão com o objetivo de ajudar a quem não tem acesso a gráficas baratas, caso frequente em pequenos municípios. É um serviço de qualidade –embora apenas em preto e branco– competitivo sobretudo para pequenas tiragens.

Mesmo que sua escola tenha outra alternativa de impressão, para evitar preços abusivos faça um orçamento na seção Apoio Impressão.Colocando os dados da escola, o orçamento é gerado automaticamente.

Caso a escola opte por imprimir com o apoio do Comunicação e Cultura, recebe nota fiscal é também pode solicitar o apoio de um diagramador voluntário.

Caso a escola opte por imprimir com o apoio do Comunicação e Cultura, recebe nota fiscal.

Arquivo Jornais Escolares – Memória

Arquivo online do jornal de qualquer escola do Brasil, para acesso através de mecanismos de pesquisa. Envie as edições de seu jornal para participe@jornalescolar.org.br. Veja na seção Arquivo de Jornais as edições já arquivadas.

Parceria

.

Comente você também!

Os comentários são postados no Mural da página inicial.

O seu e-mail não será divulgado. Verifique que esteja correto, pois precisaremos para responder.

Comentários

12 pessoas comentaram esse artigo

  1. Daniel Luis Camargo disse:

    Parabéns pelo blog https://jornalescola.wordpress.com ,
    http://www.jornalescolar.org.br ,
    Bela iniciativa.
    Aqui em Curitiba temos um projeto parecido desde de 2001 que se chama ExtraExtra: http://www.extraextra.curitiba.pr.gov.br (se tiverem curiosidade de conhecer).

    O jornal eletrônico Extra Extra!, produzido e editado por estudantes do ensino fundamental de escolas municipais, projeto possibilita o desenvolvimento de jornais eletrônicos escolares, através da simulação de uma redação de jornal, desde a produção textual, produção de imagens (fotos, charges e vídeos), editoração e publicação na web, utilizando ambiente que integra os usuários participantes.Os jornalistas mirins participam de ações dentro e

    fora da unidade escolar, realizando entrevistas e coletando materiais para as produções das notícias, reportagens, texto de opinião, entrevistas e demais editorias presentes no jornal eletrônico. As crianças podem refletir sobre o mundo à sua volta e sobre os assuntos da atualidade, analisando as informações, formulando-as com coerência, viabilizando o acesso à tecnologia digital. Os trabalhos são feitos diretamente na Internet, onde o usuário pode fazer alterações a qualquer momento, facilitando os processos para adicionar, remover e editar artigos, mantendo assim, o jornal sempre atualizado.

  2. Comcultura disse:

    Visite a seção Planos de Aula Suleni. Há muitas coisas que poderá aproveitar.

  3. Maria Suleni disse:

    gostaria de receber coisas novas para meu jornal e para eu fazer com as minhas criancas ok

  4. ADM Portal disse:

    Rosilene, acho que se você der uma olhada nas sequências didáticas que estão na sessão Planos de Aula vai encontrar um caminho para a produção dos conteúdos. Sugiro também ler a apresentação geral do jornal escolar que está em Conceitual.

  5. Rosilene Salomão disse:

    QUERO SABER COMO FAZER UM JORNAL ESCOLAR E O QUE PUBLICAR.ABRAÇOS.

  6. maria helena brito de melo disse:

    Acho muito bom ajudar as crianças a desenvolver a sua criatividade para estudar e aprender mais e mais.

  7. Comcultura disse:

    Natalia, veja a seção Planos de Aula, no menu acima.

  8. Natalia Amanda disse:

    gostaria de receber dicas pro meu jornal

  9. ADM Portal disse:

    Veja a seção Plano de Aulas Valéria.

  10. valeria disse:

    adoraria receber materias

    novas e fazer jornais da escola

  11. Comcultura disse:

    Adilsa, o principal no jornal é o conteúdo. Veja que disponibilizamos sequências didáticas para trabalhar nove gêneros textuais. Como o princípio é que o estudante escolhao tema, isso dá uma possibilidade quase infinita de produção de textos para o jornal.

  12. ADILSA CONCEIÇÃO CORREIA disse:

    ADORARIA RECEBER MATERIAS NOVOS.

Conectar-se
Jornais
Jornais vinculados
686

Receba novidades do Portal. Digite seu e-mail: